quinta-feira, 5 de julho de 2012

A GRANDEZA DA SALVAÇÃO

NOTA: Este esboço data do ano de 1947, época em que o Rev. David estava no seminário. Ao que parece, foi uma apresentação para professores.


TEXTO: “Por esta razão, importa que nos apeguemos, com mais firmeza, às verdades ouvidas, para que delas jamais nos desviemos. Se, pois, se tornou firme a palavra falada por meio de anjos e toda transgressão e desobediência recebeu justo castigo, como escaparemos nós, se negligenciarmos tão grande salvação? A qual, tendo sido anunciada inicialmente pelo Senhor, foi-nos depois confirmada pelos que a ouviram; dando Deus testemunho juntamente com eles, por sinais, prodígios e vários milagres, e por distribuições do Espírito Santo segundo a sua vontade.” (Hebreus 2:1-4).

INTRODUÇÃO

     A ignorância religiosa tem sido a causa de todas as misérias morais e espirituais. Se os pecadores soubessem que a salvação de suas almas era de grande importância e valor, jamais haveriam de pisá-la ao perseverar na prática do mal. Ela custou o sangue precioso do Filho de Deus, derramado na Cruz do Calvário, e, no entanto, é malbaratada pelos pseudos cristãos que, pela sua incredulidade, não crêem na promessa dela nesta vida, e nem se interessam em consolidá-la. Vejamos, em linhas gerais, a grandeza da salvação: Ela é “tão  grande” porque:

     I – DEUS A ELABOROU

     “Ela dará à luz um filho e lhe porás o nome Jesus, porque ele salvará o seu povo dos pecados deles.” (Mateus 1:21)

     II – CRISTO A COMPROU

     “Se, porém, andarmos na luz, como ele está na luz, mantemos comunhão uns com os outros, e o sangue de Jesus, seu filho, nos purifica de todo pecado.” (I João 1:7)

     III – A PALAVRA DE DEUS A DESCREVE

     “Porque a palavra de Deus é viva e eficaz, e mais cortante do que qualquer espada de dois gumes, e penetra até ao ponto de dividir alma e espírito, juntas e medulas, e apta para discernir os pensamentos e propósitos do coração.” (Hebreus 4:12)

     IV – O PECADOR NECESSITA DELA

     “Pois todos pecaram e carecem da glória de Deus”. (Romanos 3:23)

     V – A FÉ VERDADEIRA APROPRIA-SE DELA

     “Porque pela graça sois salvos, mediante a fé; e isto não vem de vós, é dom de Deus.” (Efésios 2:8)

     VI – O ESPÍRITO SANTO A APRESENTA

     “Não por obras de justiça praticadas por nós, mas segundo sua misericórdia, ele nos salvou mediante o livrar regenerador e renovador do Espírito Santo.” (Tito 3:5)

     VII – O DIABO A ODEIA

     “Revesti-vos de toda a armadura de Deus, para poderdes ficar firmes contra as ciladas do diabo. Tomai também o capacete da salvação e a espada do Espírito, que é a palavra de Deus.” (Efésios 6:11 e 6:17)

     VIII – O CRENTE A POSSUI

     “Em verdade, em verdade vos digo: Quem ouve a minha palavra e crê naquele que me enviou, tem a vida eterna, não entra em juízo, mas passou da morte para a vida.” (João 5:24)

     CONCLUSÃO

     Meu amigo! Jesus neste momento te oferece uma oportunidade, que talvez seja a última para ti, de conceder-te a salvação mediante a aceitação do seu evangelho. Queres seguí-lo de agora em diante? Ele te chama para ser o teu companheiro até a vida eterna. Desejas aceitá-lo?

Nenhum comentário:

Postar um comentário